Nós entendemos que os livros, como portadores de ideias, podem ser ferramentas potentes para mudanças culturais. Vivendo em uma sociedade como a nossa, que caminha para o colapso ambiental e social, entendemos como missão da Editora Hortelã publicar obras que estimulem a tomada de consciência sobre esse panorama e que forneçam alternativas para um mundo em crise, no curto e no longo prazo, por meio de propostas inspiradoras e criativas.
Buscamos uma relação mais saudável com o planeta, em que as pessoas e o meio ambiente não sejam sobrepujados pelos ganhos financeiros. Para isso, pretendemos divulgar formas mais respeitosas de os seres humanos conviverem entre si e com a natureza, oferecendo em nosso catálogo, principalmente, obras relacionadas a modelos sustentáveis de viver e de produzir e à busca por menos desigualdades.
Além disso, a produção de livros estará associada, sempre que possível, a ações concretas, como cursos, campanhas de doação, mutirões de plantio, intervenções urbanas etc., em parceria com instituições ligadas aos mesmos valores que os nossos.
Por fim, consideramos muito significativos os três lemas principais da ética da permacultura: Cuidar da terra, cuidar das pessoas, cuidar do futuro.
Tendo em vista essas referências, buscamos para a Editora Hortelã as formas mais sustentáveis disponíveis no mercado para a produção dos livros e relações justas de trabalho com todos os envolvidos no processo editorial -- do autor ao entregador.